terça-feira, 3 de março de 2009

A diferença básica do latim para as línguas modernas que dele se originaram

O aprendizado do latim exige do interessado, antes de mais nada, a compreensão daquiles que são os principais elementos que o diferenciam das línguas modernas que dele se originaram, como o português, por exemplo. Tal diferença é a presença de casos e declinações. Dificuldade inicial que afasta muitos alunos da língua latina, a compreensão da relação entre os casos e as declinações não é assim tão complexa e, depois de alguma dificuldade para memorizar as terminações necessárias a serem adicionadas às palavras variáveis (substantivos, adjetivos e pronomes), o latim passa a ser uma língua como as que estamos mais habituados.

Mas o que são afinal os casos e declinações?

Os casos, grosso modo, assemelham-se às funções sintáticas de uma língua como o português, por exemplo, espanhol, italiano, etc. Assim, o primeiro dos casos latinos é chamado nominativo (relativo ao nome), que exercerá função equivalente a de sujeito da frase, ou seja, sempre que uma palavra for sujeito da frase em português, estará no caso nominativo latino, ou vice-versa. O nominativo engloba ainda o predicativo do sujeito (quando há verbo de ligação).

As declinações são terminações (sempre fixas e convencionadas) agregadas às palavras variáveis para dar conta da função (caso) que exercem dentro da frase. O latim possui 5 declinações (modo como as palavras variáveis terminam). A primeira delas é a das palavras terminadas em "A", em sua maioria, como no português, do gênero feminino. Como exemplo temos rosa, regina (rainha), puella (menina), mas nauta (marinheiro).

Casos e declinações, assim, estão sempre em íntima relação, permitindo que vejamos pelas terminações das palavras, que funções estas palavras exercem dentro da frase. Em línguas como o português é preciso proceder à análise sintática para descobrir tais funções.

Visando tornar mais claro o exposto acima, basta por ora saber que um dos casos latinos, o acusativo (caso do objeto direto) é marcado na primeira declinação, quando singular, pela letra "M".

Vejamos, pois, o seguinte exemplo:

Ana mata Flávia.

Facilmente podemos deduzir quem é sujeito na frase e quem é objeto, certo? Há, porém, alguma diferença gráfica entre aquela que pratica a ação e aquela que a recebe?

Por isso, neste caso, não podemos trocar impunimente a ordem dos termos na oração acima, sob custo de invertermos por completo o que pretendíamos dizer:

Flávia mata Ana.

No latim, que explicita as funções sintáticas (casos) por meio de terminações (declinações), tal problema não ocorreria. Vejamos:

Ana necat (mata) Flaviam.

Por ser Ana sujeito, nenhuma alteração é feita, pois a letra do sujeito (nominativo) já é o "A". Flávia, porém, como objeto direto (acusativo), recebe a letra "M" depois do "A". De modo que em latim, podemos traquilamente proceder a inversão:

Flaviam necat Ana.

Continuamos dizendo a mesma coisa, pois Flávia leva consigo, graficamente, a terminação que diz qual é sua função dentro da frase.

Para finalizar este tópico, vale a pena reforçar a idéia de que no português também há casos e declinações, só que os primeiros desapareceram, e as declinações restaram apenas para marcar as diferenças de gênero e os plurais.

2 comentários:

  1. olá, Pedro.

    Não é de agora que tenho visitado seu blog. E, sinceramente, agradeço muito por tê-lo criado, por várias vezes encontrei boa ajuda para minhas pesquisas aqui.

    Se não for incômodo pra você, bom, estou precisando de uma mãozinha.

    Na internet é complicado encontrar boas fontes para pesquisar a etimologia mais profunda das palavras e, colaborando com isso, tenho pouco conhecimento na área, portanto não consigo sequer ter noção de quais livros poderiam me ajudar.

    Eu preciso compreender melhor a origem, as digressões, e os significados da palavra "Perfeito"

    Per-fectus
    per-ficere
    per-ficio
    per-fectum

    etc.

    Você pode me ajudar?

    Caso seja possível, meu e-mail é daniel.alabarce@gmail.com

    parabéns pelo blog!
    abraços!

    ResponderExcluir